domingo, 2 de janeiro de 2011

Viagem


Foto: marcelo rogério


Viagem (postagem de ano novo),
02 de janeiro de 2011.

Tempo passa, pessoas vão, dizem que a vida é como uma viagem de trem: paramos algumas vezes, conhecemos pessoas, vivemos coisas maravilhosas, às vezes perdemos nossa bagagem, mas o que há de certo mesmo nisso tudo é somente a parada final.

Aproveitando a viagem, vejo as paisagens que nos recebem, rapidamente, pelas janelas. Vejo-te à minha frente, semblante caro, sorriso infantil que traz à lembrança tantas outras boas lembranças. E a viagem continua.

Bem maior que a vontade de ficar, é o desejo de partir, amigo. É bem maior que todo este chão que já percorremos. São tantos anos de estrada, calos nas mãos e rugas ao redor da boca e dos olhos. Sorrimos e choramos. E a vida passa.

Recordo-me bem das conversas entre uma parada e outra. Recordo a tua psicologia barata para tentar conter-me enquanto eu partia. Nada impede a natureza e ela cumpre sua própria vontade. Talvez seja da natureza de cada um: ficar, estar, ter, partir, voltar, repetir.

Sempre deixamos algo por cada lugar em que passamos, mas nossa bagagem sempre aumenta. Incrível, não? Como não poderia deixar de ser, carrego sobre as minhas costas algumas bagagens que pesam, coisas que eu já deveria ter deixado em algum lugar, coisas que talvez fossem melhor de serem esquecidas pelo caminho. Porém carrego aqui comigo doces lembranças, que vejo na forma de fotografias. Na verdade, algumas ficaram como marcas em meu corpo, outras, na minha mente.

Viver é isso também, amigo. Viajar, conhecer, carregar bagagens, esquecê-las, subir noutro trem e seguir para outro lugar qualquer onde haja mais sol, onde haja mais amigos e tudo o mais que os justos como nós merecem.

E merecemos mesmo, viu? Não é ironia, não. Não são todas as pessoas que sabem como aproveitar uma boa viagem.

4 comentários:

Paulo Francisco disse...

Muito bom!

Franck disse...

Então, que neste ano as viagens acontençam, internas e externas, todas!
Bj*

Valeria Soares disse...

Que a viagem 2011 seja sempre uma bela aventura!

Kaiser Soze disse...

viajar é a segunda melhor coisa do mundo mas, para mim, é mais trazer do que deixar.