quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ariano Suassuna, Nonato e o Doca da vaca

Jô - Como é a história do seu amigo, da chifrada do touro?

Ariano - Ah, é verdade! Nonato! Chamava-se Nonato. Ele... Existia um touro lá na fazenda, que chamava-se Cacheado, tinha as pontas muito afiadas e Nonato gostava de futricar Cacheado. Ai, Cacheado tava até amarrado, mas Nonato se aproximou e ai... só fez isso, furou aqui (Ariano aponta para a própria bochecha). E aí, menino... porque dizem por ai que menino é bom... Ah, num é, não.

Jô- não é, não.

Ariano - Menino é inocente, por isso é cruel, mas bom não. Eu me lembro quando a gente era pequeno, quando entrava um novato a gente procurava um defeito físico pra botar um apelido que liquidava com o sujeito pro resto da vida!

Jô- Eu gostei dessa comparação: ele é inocente, por isso é cruel...

Ariano - Ele é inocente, não sabe o que tá fazendo. Pronto. Aí a gente ficava mangando de Nonato, que ele ia tomar leite e o leite saía pelo buraquinho (Ariano faz gesto como se algo saísse pela bochecha). Mas depois cicatrizou, graças a Deus e ele ficou bom. Ah, ele era filho do vaqueiro da nossa fazenda... O pai dele que se chamava Seu Luizinho, tava um dia... amarrou a vaca lá pra tirar leite, amarrou o bezerro na pata dianteira e.. tava lá tirando o leite (Ariano faz gesto como quem ordenha uma vaca) e o filho dele, o outro, irmão de Nonato, Doca, chegou e começou a bulir com a vaca. E ele (vaqueiro Luizinho) disse "não bula com a vaca, não". Ai Doca mexeu e ele disse "não bula com a vaca!". Daqui a pouco Doca mexeu, a vaca deu-lhe um coice que Doca revirou assim (Ariano faz de novo gestos) e ele só disse assim: "Se chorar apanha!".

Jô e a platéia riem.

(Programa do Jô exibido em 2007, com entrevista de Ariano Suassuna).

No youtube: http://www.youtube.com/watch?v=kHLQkNTCkAQ

Nenhum comentário: